segunda-feira, 24 de junho de 2013


O poder mágico da leitura

Ler é viajar através das palavras, que nos conduzem a um universo, no qual reina a magia, o mistério e o sonho. Contudo, nem todas as pessoas se revelam recetivas a embarcar nesta maravilhosa viagem, que é a leitura. Deste modo, há que implementar um conjunto de estratégias que fomentem o hábito e o gosto por esta atividade tão enriquecedora.

Como mãe e como professora, sugiro as seguintes:

- demonstrar aos filhos e aos alunos o nosso gosto pela leitura, tecendo comentários sobre os nossos livros preferidos, recomendando várias obras (tendo em conta a faixa etária dos “leitores”) e apresentando um exemplar para que o possam manusear;

- ler-lhes histórias;

- tentar perceber os seus gostos e sugerir-lhes determinados livros (é importante que eles comecem a ler sobre assuntos que lhes despertem o interesse);

- visitar bibliotecas e livrarias;

- sugerir um livro que tenha sido adaptado  ao  cinema  e pedir-lhes que emitam a sua opinião sobre estas duas realidades diferentes (o livro e o filme).

Como apaixonada pelas artes decorativas, apresento-vos, como sugestão, marcadores de livros, que fiz a pedido da menina C*. Na verdade, constituem um excelente presente que podem oferecer aos vossos filhos ou aos vossos amigos. Se desejarem encomendar um deles (ou vários), podem fazê-lo, enviando-me um e-mail (olivias1976@gmail.com). Será um enorme prazer atender ao vosso pedido. Poderão escolher os modelos que, seguidamente, apresentarei (ver fotografias) ou outros. Para tal, sugiro que visitem um blog brasileiro (http://ericacatarina.blogspot.pt/), no qual me inspirei e nele poderão encontrar inúmeros motivos para os marcadores de livros.




Cão: 4 euros
Joaninha: 4 euros
Bailarina: 5 euros
 
     Leiam e incentivem os outros a valorizar a leitura, pois esta contribui para a formação da nossa personalidade, promove e facilita a interação e a participação, ajuda a clarificar crenças e valores, desenvolve a sensibilidade estética e enriquece a capacidade crítica e criadora.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário